quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Manolo Blahnik


Estilista espanhol e dono de uma das mais proeminentes marcas de sapatos femininos.
Nascido em 1943 nas Ilhas Canárias, de mãe espanhola e pai tcheco, Manolo Blahnik foi criado em uma plantação de bananas. Estudou literatura e arquitetura na Universidade de Genebra na Suíça, mas abandonou os estudos em 1968 quando se mudou para Paris. Dois anos depois, foi para Londres onde trabalhou como fotógrafo para o jornal local Sunday Times e imediatamente mergulhou no mundo da moda. Durante visita à Nova York em 1971, conheceu a editora chefe da revista Vogue americana, Diana Vreeland. Ela sugeriu que Manolo se concentrasse na criação de sapatos tão interessantes quanto os que ele vestia no encontro. Manolo, então, a obedeceu.
Na sua trajetória de sucesso, iniciada nos anos 70, Manolo Blahnik desenhou inúmeros modelos para estilistas consagrados como Yves Saint Laurent, Christian Dior, Calvin Klein e John Galliano. Em 1973, ele abriu a Zapata, sua boutique na Rua Old Church, em Londres, que logo passou a ter clientes fiéis desde celebridades do cinema e televisão à realeza. A estrela da música pop, Madonna, declarou que os sapatos de Manolo são “melhores que sexo”, mas com a diferença de que “duram mais”. Não podemos deixar de citar a adoração que a atriz Sarah Jessica Parker faz questão de explicitar no seriado Sex and the City.
O segredo do sucesso, segundo Blahnik, é participar de todas as fases da elaboração do produto. Desde os primeiros croquis até a criação das campanhas publicitárias em que geralmente usa seus próprios desenhos.

























Celebrando 40 anos de sua marca em 2012, ele ganha uma comemoração especial nesse mês, em colaboração com  Lane Crawford, multimarcas de luxe em Hong Kong. A homenagem ao designer começa com um exposição que leva o visitante em uma jornada pela trajetória de Blahnik, reunindo alguns de seus itens pessoais, objetos e peças que já lhe serviram de inspiração, uma seleção com seus pares mais icônicos, imagens inéditas de seu acervo e de retratos de suas musas, como Grace Coddington, Katherine Hepburn e Bianca Jagger.
Para esta ocasião, 10 modelos hit de coleções passadas foram relançados para a ocasião – entre os mais-mais, o par criado especialmente para Anna Piaggi, com estampa gráfica preta e branca; o modelo Tuberose, inspirado na obra do artista e escultor americano Alexander Calder; e a sandália preta de verniz com amarração no tornozelo e poderosos spikes vermelhos.







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