Vivienne diz que a moda vive seu pior momento
A estilista Vivienne Westwood deu sua opinião sobre o consumo de moda nos dias de hoje após o desfile de sua marca, a Vivienne Westwood Red Label, que aconteceu nesse domingo, 19 de fevereiro, na semana de moda de Londres. Ela criticou a “moda descartável” e alertou que o fast-fashion está fazendo com o que todos fiquem iguais. “Todos parecem clones e as únicas pessoas notáveis têm a minha idade”, completou a estilista, de 70 anos.
Para Westwood, a moda vive seu pior momento na história. “Somos tão conformistas, ninguém pensa mais. Todos estamos nos enchendo de coisas, somos treinados para consumir e compramos excessivamente.”
by ModaSpot.com
Alguns looks desfilados em Londres:
Conhecendo Vivienne:
Nascida Vivienne Isabel Swire ( Tintwistle, 8 de abril de 1941) é a estilista inglesa responsável pela moda punk e new wave modernas.
Aos 17 anos mudou-se para Londres. Lá dava aulas de inglês e casou-se com seu primeiro marido, Derek Westwwood, com quem teve um filho. Estudou por pouco tempo moda na Faculdade de Arte de Harrow, mas não acreditava que uma pessoa como ela pudesse viver no mundo da arte.
Influenciada pelo clima rebelde da década de 1960 decidiu divorciar-se, conheceu seu futuro sócio, Malcom McLaren, casou-se e teve outro filho.
A relação profissional entre Vivienne e Malcolm fez com que em 1971, inspirados pelo rock original dos anos 50 fundassem sua primeira loja, Let it Rock. A partir disso a estilista começou a criar roupas visando o público marginalizado das periferias de Londres. Devido a uma série de polêmicas e problemas com a justiça mudaram o nome da loja várias vezes, sendo o nome SEX o último e mais conhecido.
Na mesma época seu marido era produtor da banda Sex Pistols, uma das primeiras grandes bandas punks existentes. como Vivienne vestia aquela, entre outras bandas, ficou conhecida como "estilista punk", título que é atribuído a ela até hoje.
Com o passar dos anos o movimento punk foi perdendo força e com ele a sua moda.
Em meados da década de 80 ela se divorcia e se muda para Itália, passando a dar aulas na Academia de Artes Aplicadas de Viena, onde conheceu seu atual marido, Marc Andréas.
Em 1981 Vivienne cria então sua primeira coleção, Pirates, apresentando looks com cortes inspirados nos séculos XVII e XVIII; algo mais romântico com um olhar histórico.
No ano seguinte desfila em Paris, que desde Mary Quant não apresentava desfiles de ingleses. Terminado seu casamento com Malcolm, e com seus horizontes expandidos passa a criar roupas ligadas à história da moda e do mundo, com muito exagero, e cores gritantes. Seu nome apareceria cada vez mais no mundo da moda.
1- Coleção Inverno 2011 – Inspirado no mundo Circense
2- Coleção Gold Spring 2010
3- Coleção Outono/Inverno 2011 – Masculina
4- Coleção Advice to stop buying clothes – ideia de sustentabilidade
5- Roupinha criada para o desfile PET A PORTER – novembro de 2007
6- Prêt à porter – Outono/Inverno 2005/06
7- Sapato criado em parceria com Nina West
8- Vestido de noiva criado para o filme SEX AND THE CITY
9- Pirate Colletion – 1981
Não dá pra negar... Vivienne é o máximo!